"Antigos Espíritos do mau, transforme esta forma decadente em Mumm-ra, o ser eterno!"
Quem foi criança ou adolescente nos anos 80 e nunca repetiu esta frase? Por acaso, existe alguém que não se lembra dela? Mumm-Ra possui um dos slogans mais lembrados da história dos desenhos animados. Junto com Vingador, da Caverna do Dragão (Dungeons e Dragons) e Esqueleto, o arqui-inimigo de He-man, Mumm-Ra forma a Tríade dos célebres vilões das animações ocidentais oitentistas.
Mumm-Ra, o de vida eterna, é uma antiga múmia que vive em uma pirâmide na Terceira Terra. Mantem-se a maior parte do tempo enfraquecido em seu sarcófago, recuperando suas forças, para despertar de seu sono de "mil anos", com a chegada dos Thundercats, atrás do poder do Olho de Thundera. Junto dos Antigos Espíritos do Mau, representados pelas quatro estátuas em torno de seu caldeirão mágico, adquire poder o suficiente para mudar de forma de um feiticeiro-múmia mirrado para um monstrengo musculoso mais forte que o Panthro.
Seus poderes mágicos são espantosos, mesmo em sua forma enfraquecida é capaz de feitiços bastante poderosos. Mas seu poder é limitado, o que o torna dependente de seus Espíritos do Mau. Como alternativa, ele usa sua inteligência e astúcia para manipular seus principais aliados: os mutantes de Plum-Daar. Aliás, astúcia não falta ao vilão, capaz de táticas até bem elaboradas para prejudicar seus inimigos. O problema é que ele acredita em demasia na sua capacidade de corromper os outros e, ao mudar de forma, assume nomes ridiculamente tendenciosos, como por exemplo, Pumm-Ra, ao assumir a forma de Thundariano para roubar a Espada Justiceira.
Sua principal fraqueza é o medo de sua própria imagem e seu estoque limitado de poder, que ele tende a gastar sem cuidado, desperdiçando-o em raios de energia sem acertar ninguém, quando ele entra em combate direto com os Thundercats. Em determinado ponto da história, ele encontra a Espada de Plum-Daar, uma espada dupla que rivaliza com a Espada Justiceira em termos de poder, e que vira sua arma principal. Mesmo assim, no fim das contas ele sempre leva a pior. Mas Mumm-Ra é paciente: ao contrário dos inimigos, ele é imortal e o tempo não significa muita coisa para ele.