terça-feira, 31 de março de 2009

Mumm-ra


"Antigos Espíritos do mau, transforme esta forma decadente em Mumm-ra, o ser eterno!"
Quem foi criança ou adolescente nos anos 80 e nunca repetiu esta frase? Por acaso, existe alguém que não se lembra dela? Mumm-Ra possui um dos slogans mais lembrados da história dos desenhos animados. Junto com Vingador, da Caverna do Dragão (Dungeons e Dragons) e Esqueleto, o arqui-inimigo de He-man, Mumm-Ra forma a Tríade dos célebres vilões das animações ocidentais oitentistas.
Mumm-Ra, o de vida eterna, é uma antiga múmia que vive em uma pirâmide na Terceira Terra. Mantem-se a maior parte do tempo enfraquecido em seu sarcófago, recuperando suas forças, para despertar de seu sono de "mil anos", com a chegada dos Thundercats, atrás do poder do Olho de Thundera. Junto dos Antigos Espíritos do Mau, representados pelas quatro estátuas em torno de seu caldeirão mágico, adquire poder o suficiente para mudar de forma de um feiticeiro-múmia mirrado para um monstrengo musculoso mais forte que o Panthro.
Seus poderes mágicos são espantosos, mesmo em sua forma enfraquecida é capaz de feitiços bastante poderosos. Mas seu poder é limitado, o que o torna dependente de seus Espíritos do Mau. Como alternativa, ele usa sua inteligência e astúcia para manipular seus principais aliados: os mutantes de Plum-Daar. Aliás, astúcia não falta ao vilão, capaz de táticas até bem elaboradas para prejudicar seus inimigos. O problema é que ele acredita em demasia na sua capacidade de corromper os outros e, ao mudar de forma, assume nomes ridiculamente tendenciosos, como por exemplo, Pumm-Ra, ao assumir a forma de Thundariano para roubar a Espada Justiceira.
Sua principal fraqueza é o medo de sua própria imagem e seu estoque limitado de poder, que ele tende a gastar sem cuidado, desperdiçando-o em raios de energia sem acertar ninguém, quando ele entra em combate direto com os Thundercats. Em determinado ponto da história, ele encontra a Espada de Plum-Daar, uma espada dupla que rivaliza com a Espada Justiceira em termos de poder, e que vira sua arma principal. Mesmo assim, no fim das contas ele sempre leva a pior. Mas Mumm-Ra é paciente: ao contrário dos inimigos, ele é imortal e o tempo não significa muita coisa para ele.

Thundercats Episódio 5


segunda-feira, 30 de março de 2009

Lion-O




É o líder dos Thundercats. Quando pequeno, seu planeta, Thundera, foi destruído pelos mutantes de Plandar. Tendo o sangue real, foi imediatamente incluído no plano de evacuação, sendo protegido pelos Thundercats Jaga, Phantro, Cheetara e Tygra. Infelizmente, a sua nave foi atingida durante a fuga por um ataque dos mutantes. Enquanto Jaga sacrificava seus últimos anos de vida para levar a nave em segurança até um planeta seguro, onde a atmosfera fosse respirável (a Terceira Terra), Lion-O e os outros descançavam em câmaras criogênicas que retardavam a velhice. Mas a câmara do novo Líder dos Thundercats foi danificada e ele envelheceu, desde a infância até seu pleno vigor físico. Ao sair de sua câmara criogênica, rapidamente surgiu um elo entre Lion-O e sua mais poderosa herança, a Espada Justiceira (ou Espada de Omens, como também é conhecida), que porta o famoso Olho de Thundera, uma relíquia mágica capaz de proteger e guiar os bons, enfrentar o mau e convocar os Thundercats, maximizando seus poderes.
O Olho de Thundera possui em seu centro o símbolo máximo dos Thundercats, que representa o código de Thundera: "justiça, verdade, honra e lealdade". Um dos poderes mais famosos da espada é a "visão além do alcance", que permite ao seu usuário ver acontecimentos no presente ou no passado longe do mesmo, além de avisar quando um Thundercat está em perigo. A espada evolui de adaga para espada quando seu poder é invocado.
Lion-O ainda possui a Garra-Escudo, uma arma que serve de bainha da Espada Justiceira quando está guardada, e é uma espécie de bracelete-escudo em forma de garra de leão. Além de defender, ela é usada para refletir a luz do sol ou imagens, como se fosse um espelho, o que é muito útil contra Mumm-rá, que tem medo da própria imagem. Ela ainda possui vários apetrechos, como ganchos com cordas, que são muito úteis.
Apesar de sua posição de destaque, como protagonista da série, por ter envelhecido precocemente sem viver sua infância e adolescência, Lion-O é muito imaturo e impulsivo, sendo que em cada capítulo ele aprende uma nova lição de vida, que lhe vale de experiência. Além disso, Snarf (nome real:Osbert), uma espécie de mascote atrapalhado dos Thundercats, cujo papel é cuidar e educar Lion-O, está sempre perto dele, tentando ajudá-lo, recriminá-lo, protege-lo ou só fazendo confusão.
Lion-O representa o felino Leão, com sua força e liderança natural, na série.

Thundercats Episódio 4